quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Procura-se um amor

Jacqueline Costa


Eu e o Gui, muito mais do que um casal, nos tornamos grandes amigos. Essa parceria me rende reflexões sobre tudo, especialmente sobre o amor, mas não só o amor que sentimos um pelo outro. Conversamos muito sobre o que as pessoas buscam, sobre o que elas imaginam que seja um grande amor.

Ontem mesmo, divagávamos sobre o amor em números. Explico: para o matemático lá de casa, tudo na vida pode ser explicado com alguma teoria que envolva probabilidade. Segundo ele, a probabilidade de encontrar um amor em uma micareta, por exemplo, está muito mais próxima de zero do que de um. Mas ele também não falou sobre em que lugar essa probabilidade tende para o um.

Realmente, tenho que reconhecer. Grande parte das pessoas, que frequentam esse tipo de evento, não está preocupada com isso. Elas buscam música, diversão e ocasionalmente encontram um parceiro, com quem terminam a noite.  Só que essa não é a prioridade e nem poderia ser.

O que me chama a atenção é que das pessoas, que conheço, as que mais demonstram desprendimento são as mais carentes, são as que demandam mais atenção e carinho. Talvez reverlar-se como solteiro convicto seja uma forma de esconder o quanto se quer ter alguém ao lado para dividir a vida. E se você toca nesse assunto com essas pessoas, essa estratégia de defesa vira, de imediato, um ataque fulminante, na tentativa inócua de justificar o quão boa a vida está.

O fato é que independente de teorias probabilísticas, dos lugares, que as pessoas frequentam, dos objetivos de vida de cada um, certo é que todo mundo quer viver um amor. Não há quem não queira sentir aquele frio na barriga, quando a pessoa amada se aproxima, quando o telefone toca e você atende, com voz trêmula. Não há quem não goste de ter alguém que te faça rir, que torne a sua vida mais leve e com quem você goste de se aventurar e de planejar o futuro.

Claro que todo mundo quer se apaixonar, mas nem todo mundo sabe que no amor é necessário antes dividir para que juntos possam somar. Nem todo mundo entende que é preciso abrir mão de uma parcela de liberdade pelo outro, sem que isso signifique se anular. Achar esses meios-termos é bastante difícil, mas eu não disse que era fácil. Há intrinsecamente, no que escrevi, a necessidade de esforço. Todavia, não é nada extenuante.

Esse é o amor que eu entendo ser factível e em que eu acredito. Essa é a tônica para um amor, leve, doce e muito divertido. Muita gente deve imaginar, como é fácil encontrar alguém, mas como é difícil encontrar alguém disposto a esse tipo de amor que vale à pena e encerra a carreira solo até do mais convicto dos solteiros.

Realmente não existe fórmula, hora, humor e nem lugar específicos para isso. Só posso dizer que, para todo mundo, sempre acaba acontecendo. O amor, de certa forma, aparece sem aviso. Não precisa ficar esperando como se ele fosse ele fosse o Cometa Halley, que passa mais ou menos a cada 76 anos. Basta estar disposto e mesmo que não aparente de forma explícita, esteja aberto a vivê-lo e a vivê-lo bem.

Foto: Reprodução.

8 comentários:

  1. Como faz pra curtir no blogspot?!
    Adorei e concordo plenamente com cada palavra sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, aqui não disponho dessa ferramenta. Quando aprimorar o blog e passar para site, pode estar certo que terá um coraçãozinho para curtidas! Obrigada, Dudu! Bjos!

      Excluir
  2. Também irei gostar demais quando tiver essa opção!
    Jackie linda, tenho lido sempre seu blog e está ótimo!
    Saudadesss

    ResponderExcluir
  3. Muitas saudades, Sarara! Que bom que você está gostando! Eu estou muito feliz por escrever e receber o retorno das pessoas, de quem tanto gosto! Quando não gostar, pode falar também, viu? Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Bem... já pensei mto assim, mas hj vejo que essa ideia de associar desprendimento com carência, solteiros com 'incapazes de serem verdadeiramente felizes', ou que todo mundo quer se apaixonar, etc. era, ao menos pra mim, só mais uma maneira de assegurar minhas convicções, diminuindo as outras formas de pensar e agir sobre relacionamentos (análogo ao que alguns solteiros pseudo-convictos fazem questão de se afirmar, como vc destacou). O fato é que essas outras formas existem e dão certo pra mtos tb!
    Mesmo eu dando prioridade pelas relações mais íntimas e dedicadas, construídas, hj aprendi a ver com mais leveza: tem gente que curte isso, ou não, ou mais ou menos, variam, mudam, estão aprendendo o que querem... rs. O fato é que dá pra "ser feliz" (seja lá o que isso quer dizer) de várias formas, inclusive sendo solteiro convicto.

    ps.: Tenho acompanhado suas postagens pelas publicações de seu noivo apaixonado! hehe. Felicidades pra blogueira e pro casal ;)

    Dica: eu comecei a usar o Disqus no meu blog, que tem muitos recursos, inclusive dar avaliações na postagem e comentários. Tem tb ferramenta de importar seu comentários atuais para ele. Dê uma olhada lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Éden! Fiquei muito satisfeita por receber o seu comentário!

      Eu devo concordar, que existem muitas formas de ser feliz, mas será que lá no fundo todo mundo não quer encontrar alguém e muitos acabam mudando de tática por terem se decepcionado com o amor ou porque, de fato, não têm mesmo nenhuma opção no momento? Faz muito bem para o ego sentir-se um solteiro por escolha do que por falta de opção. Tudo depende do ponto de vista, né? ;)

      Adorei a sua dica e vou implementá-la!

      Espero que continue me acompanhando e me escrevendo. Muito obrigada pelos desejos de felicidades!

      Bjos!

      Excluir
  5. Jacque,

    Estou encantada com o seu blog!
    Quase chorei ler o post...acho que hoje estou especialmente mais emotiva...mas de qualquer forma fico muito feliz em saber que você e o Gui formam uma parceria e tanto!!

    Amo vocÊs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Kel! Vou continuar dando o meu melhor para que as pessoas gostem cada vez mais de ler o que eu escrevo.
    Eu e o Gui formamos mesmo uma grande parceria. As nossas propostas sobre como deve ser um relacionamento coadunam e também conseguimos ser flexíveis o suficiente para entender quando as coisas não saem exatamente conforme o previsto.
    Saiba que, para nós dois, você é uma das pessoas mais importantes do mundo. Nós vamos sempre estar ao seu lado, dividindo cada bom ou mau momento com você, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias das nossas vidas!
    Eu também te amo muito! A vida me foi muito generosa, porque além de um amor perfeito para mim, ela me presenteou com mais uma irmã.
    Obrigada por tudo!
    Bjos!

    ResponderExcluir

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!