sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Paul na abertura das Olimpíadas

Jacqueline Costa

Se tem uma coisa que me faz lembrar das minhas semanas em Londres, é ouvir Beatles. Visitar a Abbey Road é para mim um programa obrigatório na cidade.

É apenas uma faixa de pedestres sim, mas pensar em como aquela faixa atrai gente do mundo inteiro é incrível. São fãs que viram os Beatles e os que nasceram bem depois disso, se apaixonaram por suas músicas e vão até aquele lugar em busca de uma lembrança. É como se ali, as pessoas voltassem no tempo e se sentissem em 1969, poucos dias depois de a foto original dos Beatles ser tirada para a capa do álbum com o nome da rua.

Todas as pessoas atravessam a faixa calmamente, fazendo poses para os que estão a espera da melhor passada para o clique. Grupos tentam reproduzir a capa do famoso disco e alguns até tiram os sapatos para atravessar descalço como Paul fez. Os motoristas esperam pacientemente o encerramento da sessão de fotos e sabem que aquele ponto da rua não é apenas de Londres, mas de todos os fãs, que vêm do mundo inteiro para viver aquele momento.

Eu estive lá e posei para a foto. Foi impossível não me lembrar do Bernardo Annoni, que sempre falava, diante de qualquer desentendimento entre nossos amigos na escola: "Como diria Paulo e João, tudo que a gente precisa é amor!" Recordo-me especialmente da Polli Carvalho respondendo: "Nossa, Be! Que lindo! Você lê a bíblia!" E ele, com toda a calma que lhe é peculiar, explicava: "Não, Polli! Refiro-me a John e Paul dos Beatles." Exatamente por isso, ao chegar no muro do Abbey Road Studios, escrevi a mensagem para o Be, que é o maior fã de Beatles, que conheço.

No fim do ano passado, o clima das Olimpíadas já tomava conta da cidade e se havia alguém que eu esperava ver na cerimônia de abertura, esse alguém era Paul McCartney. Não conseguia pensar em um cenário mais emocionante e uma participação mais representativa do que a do eterno Beatle. Por isso, acho que vale a pena reproduzir aqui o vídeo, em que ele canta Hey, Jude!. Acho que é um ótimo Play para essa sexta-feira!


Fotos: Jacqueline Costa

4 comentários:

  1. Jacque,

    vale a pena citar a última frase dita na última faixa no lado B do LP Abbey Road, que é um belo fechamento de tudo que os quatro caras de Liverpol fizeram:

    "and in the end, the love we take, is equal to the love we make.."

    Bom fim de semana a todos,

    Eduardo Ude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podia haver complemento melhor! Obrigada! Estou muito emocionada por você ser meu leitor! Bjos!

      Excluir
  2. Jackie, vc não tem noção do quanto me emociono de ter visto (e ver) a mensagem que vc escreveu na parede! Mesmo longe, amizade rules! Bjo Grande!

    ResponderExcluir
  3. Be,
    Naquele cenário era impossível não me lembrar muito de você e desejar que você estivesse lá para ver tudo isso comigo! O mínimo que eu podia fazer era escrever para você! E a história do Paulo e do João é impagável! Eu precisava contá-la aqui e acabei achando um bom contexto para isso.
    Bjos!

    ResponderExcluir

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!