sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Meu primeiro mês! Parabéns!

Jacqueline Costa

Hoje o Toda conversada completa seu primeiro mês de vida! E eu acho que tenho muito motivos para comemorar.

Há exatamente um mês, eu escrevi um texto e enviei para que o Gui o avaliasse. Eu aproveito, porque afinal de contas, é um privilégio ter um consultor em casa, que pode palpitar de graça sobre o que escrevo. Quando a opinião é demasiadamente animada, para me certificar de que estou no caminho certo, eu costumo perguntar se ele está vendo com os olhos do amor ou com os do consultor. Nesse caso, prefiro estes àqueles, ao contrário do que acontece quando pergunto sobre a minha barriga...

Na verdade, a ideia do blog partiu de uma reportagem, que ele me mandou sobre a descoberta na Áustria de peças, que remetem a nossa calcinha e ao nosso sutiã e que datam da Idade Média. Eu enviei apenas um parágrafo para o site da Julia Petit, sugerindo esse petisco. Até então, não sabia como funcionavam essas sugestões, que eles recebem diariamente. Para mim, eu a enviaria e a equipe desenvolveria o tema proposto, mas não. Eles me responderam dizendo que tinham adorado a sugestão e a minha defesa para que fosse publicada. Questionaram se eu não tinha o interesse de desenvolver melhor aquele parágrafo, transformando-o em um texto para ser diponibilizado no site, com os créditos para mim.

Foi o que fiz. Mas antes de enviá-lo, encaminhei o texto para o Gui me dizer o que achava. Ele adorou e falou que eu deveria ter um blog. Tenho que reconhecer que o Eduardo Romeiro sempre insistia nessa ideia. Eles me consideravam egoísta por ter preguiça de dividir com os outros o que eu escrevia. A minha preguiça sempre se deveu aos fatores tecnológicos, que sempre funcionaram como grandes limitadores para mim. Aliás, esses dois (e minhas amigas também) foram muitas e muitas vezes vítimas das minhas intermináveis linhas. O Gui até mais. Certamente ele deve ter criado uma pasta para arquivar meus incontáveis e-mails. Talvez a insistência em relação ao blog fosse uma tentativa desesperada de os dois de se verem livres ou pelo menos de tentarem dividir esse encargo com o mundo.

Eu resolvi criar o blog e o fiz de uma hora para outra. Superei o meu medo de não ter os conhecimentos tecnológicos necessários para fazê-lo e, em apenas algumas horas, o Toda conversada já estava no ar.

No meu primeiro texto, resolvi justificar o que me levou a criá-lo: a minha constante vontade de escrever. Fui encontrando temas no meu dia a dia. Fui reunindo ideias nos vários feeds e notícias, que leio diariamente. Fui criando alguma coisa sem um formato bem definido e com assuntos tão diversos, mas que segue exatamente o que eu propus ao descrever o blog: "um pouco de mim, dos outros, do que vejo e ouço".

Também descobri, nesse primeiro mês, que as pessoas gostam mesmo de falar sobre o amor. Pelo menos, esses foram os posts mais bem recebidos, quero dizer, mais lidos, até o momento. E sempre escrevi sobre o assunto, da maneira mais despretensiosa possível. Eu os publiquei totalmente insegura, com muito medo de parecer boba, chata ou um pouco infantil. Aliás, os meus posts mais depretensiosos foram os mais acessados. Com isso tudo, percebi que sou muito, mas muito comum e, por isso, as pessoas se identifiquem com o que eu escrevo.

Não sei se chegarei um dia a ser escritora, se verei algum de meus textos em uma revista de grande circulação nem nada disso. Eu gosto mesmo de escrever. Essa é minha arte, meu hobby e é o que faz o tempo passar por mim sem que eu perceba.

Eu sei que quero continuar escrevendo e registrando tudo aquilo que me chama a atenção. O blog é uma maneira de fazer com que as pessoas me conheçam, me digam o que elas pensam e me ajudem a fazer isso cada vez melhor. Receber o carinho de todo mundo que comenta, que me diz que gostou do que eu escrevi ou mesmo que não concorda com o que eu disse, é o melhor retorno de tudo isso. Eu agradeço a todos que se manifestaram com palavras ou mesmo com pensamentos. Isso me motiva e me faz ver tudo com outros olhos: o da blogueira em busca de novidades para postar aqui!

Já espero ansiosamente o aniversário de um ano!

Foto: Reprodução.

4 comentários:

  1. Parabéns, amor! Você brilha muito e brilhará ainda mais!

    Beijos,

    Gui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tenho muito a dizer, mais ainda a agradecer. Todos os dias quando acordo e te vejo ao meu lado, só o que me resta a fazer é sorrir. É tanto carinho, tanto apoio, tanta força. Eu me sinto profundamente lisongeada por receber tanto amor de alguém tão especial! Bjos, amor!

      Excluir
  2. Jacque parabéns!! Olha saiba que minha visita no seu blog diariamente e mais que certa, pois estou fa dos seus textos. BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cecilia! Fico muito feliz pelo seu apreço, pelo que escrevo, e por seu carinho! Esteja certa de que eu vou continuar me esforçando muito para continuar redigindo mais e mais textos e boas histórias. Bjos!

      Excluir

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!