terça-feira, 14 de agosto de 2012

E o mercado de luxo no Brasil só cresce

Jacqueline Costa


A imprensa internacional tem noticiado o crescimento do mercado de luxo no Brasil, com o aumento do poder aquisitivo da população, especialmente com a ampliação significativa  do número de brasileiros ricos e milionários. Hoje já podemos ser comparados a Rússia e temos muito mais ricos do que os existentes na Índia. Estima-se que esse mercado cresça aproximadamente 15% somente em 2012, segundo divulgado pelo New York Times no ano passado.

Diante disso, marcas como Gucci, Prada e Chanel têm investido no país e aberto novas unidades. Elas consideram que há no Brasil muitos ricos, que viajam bastante, mas eles têm condições e vontade de adquirir produtos de grandes marcas internacionais aqui mesmo. O Brasil tornou-se, no mercado internacional, sinônimo de sofisticação e de lucratividade.

Vimos abertura de novas lojas, como a Burberry, Fendi, Top Shop e a Sephora, além da inauguração de  novas lojas de outras marcas, que já tinham se instalado aqui há algum tempo, como a Tiffany & Co, Hugo Boss e Louis Vuitton. Tudo isso foi impulsionado pelo crescimento da renda do brasileiro e pelo desejo dos novos ricos e milionários de adquirirem produtos de luxo com frequência.

Isso não tem ocorrido apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife também estão sendo vistas como grandes potenciais para o mercado de luxo e têm investido na construção de shoppings diferenciados, para atrair as grandes marcas internacionais.

Vale lembrar que o mercado de luxo não se restringe à moda e à beleza. Ela passa pelos hotéis, spas e restaurantes, pela atração cada vez maior de espetáculos e shows internacionais e vai até mesmo para os mimos quase humanos para os animaizinhos de estimação. Esse mercado, em geral, traz cada vez mais novidades para os ricos do país.

As marcas brasileiras, como Melissa, Schutz e Jack Vartanian também abriram lojas no exterior, especialmente nos EUA. O crescimento da economia brasileira também colocou em destaque as marcas e criadores brasileiros. Alexandre Birman, designer do grupo Arezzo, defende que o fato de o Brasil ter sido um dos primeiros países a sair da crise financeira em 2008 aumentou o interesse de investidores estrangeiros no país. Isso trouxe cada vez mais dinheiro para cá e acelerou o crescimento econômico, fazendo com que muitas marcas brasileiras também pudessem se expandir e inaugurar lojas também no exterior.

É muito bom perceber que o Brasil desperta esse interesse nas grandes marcas internacionais e que o mercado de luxo aqui tem crescido. Mesmo ainda não fazendo parte dos consumidores desse segmento, adoro poder ver as novidades e lançamentos in loco, em algum shopping aqui perto, sem ter que viajar para isso. Mas quem sabe daqui a pouco não entro para esse grupo? Se depender de pensamento positivo e força de vontade, logo estarei lá!

Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!