segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fundamental é mesmo o amor

Jacqueline Costa

Inicialmente, destaco que este post foi, na verdade, um desafio lançado por Luiz Carvalho. Por mais que eu já estivesse em débito com esse tema, comecei a escrevê-lo por motivos não tão nobres, quanto ele merecia.

Explico: em uma conversa de bar, um dos presentes, que está prestando serviços na Rede Globo, foi questionado se já encontrou algum famoso por lá. Eu, que nem esperei a resposta, pedi a ele que encarecidamente abrace o Manoel Carlos por mim, se o vir por lá. Ainda reiterei que o autor faria emergir todo o meu lado tiete.

As pessoas acharam o meu fanatismo um tanto quanto estranho e eu expus os motivos de tanta admiração. Gostaria de ser capaz de emocionar as pessoas com o que escrevo, como ele faz, de fazê-las pensar na vida por outros ângulos, antes por elas impensados. É inesquecível para mim os diálogos, as declarações e as reflexões, que ele propõe.

Sempre fui fã das novelas dele e esperei ansiosamente por cada estreia. Já estou acompanhando cada detalhe da próxima, que só começará no ano que vem. Leio tudo sobre seu trabalho e não posso negar que suas obras influenciam sobremaneira a minha forma de escrever.

Depois de discorrer sobre o assunto, Luiz Carvalho disse que só começaria a acompanhar o Toda Conversada depois de um post sobre isso. Reconheço ser absurda a condição sine qua non, que o menino impôs, mas, pensando bem, o absurdo está no fato de que eu ainda não havia falado sobre isso aqui. Então, mãos à obra. O desafio foi lançado e eu espero que, depois disso, ele se torne meu leitor assíduo!

Manoel Carlos, que é também carinhosamente chamado de Maneco, escreveu 18 novelas e minisséries, que foram ao ar na Rede Globo e em outras emissoras. As histórias, criadas por ele, sempre têm como tema o amor, as relações e os limites desse sentimento. Elas se passam quase sempre no Leblon, bairro escolhido pelo autor para viver.

As personagens principais de suas novelas se chamam Helena, nome inspirado na decidida e forte Helena de Tróia. As mulheres são as grandes estrelas de suas obras. Ele dá importância para as pequenas coisas do dia a dia, sob o ponto de vista feminino, e, talvez por isso, me seja tão encantador. Segundo o autor, não há nenhuma outra justificativa para a escolha reiterada do nome, que se tornou uma de suas marcas. E para que explicação melhor?

Foram Helenas de Maneco Lília Lemmertz, Maitê Proença, Regina Duarte, Vera Fisher, Christiane Torloni e Taís Araújo. O autor homenageará a sua primeira Helena, com a filha dela, Júlia Lemmertz, como protagonista de sua próxima e, ao que tudo indica, última novela. Ele já se manifestou nesse sentido outras vezes, mas continuou escrevendo. Acho que o meu vício, é também o dele.

As histórias de amor, que se passam no Leblon, ao som de bossa nova, já fomentaram discussões sobre a gravidez na adolescência, quando esse tema ainda não era tão clichê, alcoolismo, leucemia, câncer de mama, violência doméstica, lesbianismo, o preconceito em relação aos idosos e as dificuldades que os paraplégicos e os portadores de síndrome de down enfrentam. Concordo que é dever da televisão fazer com que as pessoas reflitam sobre assuntos tão importantes e que todos os autores, de certa forma, fazem esse papel social, mas não com a leveza que ele imprime.

No entanto, o que mais me atrai em suas obras é o que, de fato, está relacionado ao amor e o que pode dele decorrer. Assim, Maneco já discutiu o que uma mãe é capaz de fazer pela filha, a paixão de mãe e filha pelo mesmo homem, os ciúmes doentios, a traição e o amor de uma moça linda por um padre, que também se apaixona por ela.

Ambientadas no Leblon, essas histórias só poderiam acontecer ao som de bossa nova e preferencialmente ao som da bossa de Tom Jobim. Para mim é impossível não andar por aquele bairro, cantando uma das músicas, que foram tema de suas novelas, como Wave, Sei lá, Corcovado e Pela luz dos olhos teus. Ando por lá, olhando cada detalhe em busca da inspiração que Maneco encontra ali. E é impossível não sair de lá cheia de ideias dadas por aquele cenário encantador.

A primeira novela do autor, que eu acompanhei, foi Felicidade. Mas foi a partir de História de Amor, que eu definitivamente me apaixonei por cada detalhe. O cenário, os personagens, a trilha sonora, a história, os diálogos e a forma que ele tem de tratar o cotidiano me encantam. Sempre tentei memorizar cada linha dita, como se isso me melhorasse a minha escrita e eu pudesse expressar toda a minha emoção de um jeito tão bonito.

Com Por Amor, Maneco ganhou o horário nobre e contou a história da troca dos bebês, feita por Helena, já que sua filha perdeu o útero no parto e já não podia mais ser mãe. Depois, ele compôs também Laços de Família, com a leucemia da Camila e o amor dela pelo Edu. Em seguida, escreveu a minha favorita, de que sou capaz de me lembrar até os pequenos detalhes: Mulheres Apaixonadas. Essa novela reuniu muito boas histórias em núcleos distintos e cada uma delas prendia a minha atenção como se fosse o tema principal da novela. Maneco escreveu, então, Páginas da Vida, que começou em Amsterdã, quando Nanda se apaixona e fica grávida Depois ela volta para o Rio, tem os gêmeos, morre e sua mãe não aceita a gêmea com síndrome de down, que, por conseguinte, é criada por Helena. E a sua última novela foi Viver a Vida, nome que ele já tinha dado a uma minissérie, que escreveu em 1984, para a Rede Manchete. Eu duvido que alguém nunca tenha ouvido falar da modelo Luciana que ficou tetraplégica e aprendeu a lidar com as dificuldades, que isso trouxe para a sua vida, e a reconhecer, de um jeito diferente, como sempre é possível ser feliz.

São essas as obras de Maneco, que mais me fizeram admirá-lo. Elas me inspiraram e ainda me inspiram. E fizeram com que eu quisesse escrever sempre mais e mais sobre o dia a dia. Fizeram também com que quisesse descrever o quanto é bom encontrar amor nas pequenas coisas.

O que o autor escreve, com que eu queira escrever cada vez mais e tentar alcançar o mínimo de sua habilidade criativa. É assim que eu me sinto uma de suas mulheres mais apaixonadas por tudo que faço. Maneco simplesmente propõe que devemos viver a vida e que busquemos sempre uma linda história de amor. Eu, que escrevo por amor, rabisco as páginas da minha vida e as ilustro com muita felicidade.

É realmente incrível a sensibilidade de Manoel Carlos, que tão perfeitamente sabe descrever o universo feminino e o que todo mundo gostaria de viver: um amor leve para toda a vida. Afinal de contas, ele traduz com perfeição os versos de Tom: “Vou te contar. Os olhos já não podem ver. Coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho”.

Fotos: Reprodução.

6 comentários:

  1. Parabéns Jack!

    Obrigado por ter cumprido o desafio imposto de forma tão eloquente!

    Prometo que vou ler os próximos posts incondicionalmente, o que não quer dizer que vou parar de colocar desafios e sugerir temas! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Luhen! E não pode parar de sugerir temas mesmo! Os textos, que mais gostei de escrever, foram a partir de temas sugeridos ou de conversas, que tive! Agora que já leu o blog, já pode voltar para casa. Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Jacque querida, parabéns! Sinto tanto orgurlho de ter um prima assim! Sugestão de tema: Gentileza gera gentileza! Tenho tanta antipatia quando chego nos lugares (reunião de pais e afins) e falam do tal do bullying! Você precisa de ver a dificuldade que as crianças têm para me explicar o que é isso! Eu pergunto para todas... só para ouvir... Já pensou o quanto seria mais fácil explicar o que é respeito, gentileza, carinho, doação!! Esqueçamos esta expressão importada e sem sentido para nossos ouvidos! ...incentivemos a gentileza! Beijos. A propósito, nossa barraquinha está de férias, mas está convidada para saborear nossa delícias quando quiser. Jú. Hum, posso dar outra sugestão ou já está chato?

    ResponderExcluir
  4. Ju, muito obrigada por estar aí acompanhando o blog! Fico muito feliz! Você é uma das minhas maiores colaboradoras. Veja só como sempre te cito por aqui. Por falar nisso, mais tarde, publicarei um post com uma de suas frases memoráveis! Porde sugerir sempre, viu? Todas as sugestões são bem vindas! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Jaque!!!!!!!!! Há tempos vejo seus posts no face e digo pra mim mesma que preciso encontrar um tempo pra ler, aí o tempo vai passando, vai passando... Hoje resolvi me aventurar aqui e escolhi uma ótima surpresa, além de, de cara, já ter me identificado, acredita? É que tenho me sentido um ET com as atuais novelas vingativo-sarcásticas... Mas você me vingou e me fez parecer menos careta... Também me apaixono pelas novelas dele, polêmicas e debates importantes pra todos nós e, sempre, o amor como fundamento e pano de fundo...E ele não é realmente o que vale?? Adorei o "reencontro" com você e vou ler todos, viu?? Parabéns, Bjao

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelo carinho, Kíria! Eu quase morro de alegria por saber que pessoas como você dedicam um pouco do seu tempo para ler o que escrevo. É muito, muito, muito bom mesmo! Obrigada de verdade e prometo me esforçar bastante na busca por temas como esse, capaz de fazer com que as pessoas se identifiquem e que as instiguem. Quero muito poder debater, entender outros pontos de vista e aprimorar os meus textos. Bjos!

    ResponderExcluir

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!