terça-feira, 7 de agosto de 2012

Felizes para sempre

Jacqueline Costa

E o que vem depois da afirmação “e foram felizes para sempre”? Essa é a pergunta que sempre me fiz depois de ouvir um conto de fadas.

Quando pequena, não conseguia entender por que as histórias terminavam assim. Para mim, elas acabavam quando eu estava mais gostando, quando o príncipe encontrava a princesa. Quando eles iam começar a ser felizes, depois de tantos desencontros, a história chegava sempre ao fim. O final sempre foi para mim um corte em um dos mais belos momentos daqueles contos.

Eu não era capaz de entender que era ali que estava a graça. Esse é apenas o final das páginas escritas, da história contada. A partir dali, o espaço é todo da imaginação e a continuação fica por conta do que podemos construir, de até onde podemos sonhar. A partir de então, cada um pode contruir a sua continuação da história, de acordo com o que pensa e espera dos personagens.

Uma artista sueca, membro da comunidade de arte digital DevianART, criou os desenhos de imagens, que revelam o que, para ela, aconteceu depois de fechar os livros. As princesas, sob essa perspectiva, se casaram e tiveram filhos.  Veja:






Acho que esse seria mesmo um belo final para todas elas. Certamente eu também as imaginava assim: casadas e com seus filhinhos nos braços.

Nós ouvimos essas histórias dos nossos pais, vamos contá-las a nossos filhos, que possivelmente também a contarão para nossos netos. Por isso, são clássicas. Mas cada um que as ouve tem a liberdade de imaginar e de criar um outro final para esses contos. E aí está a verdadeira história: a que a nossa imaginação compõe.

Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!