quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um brinde à ciência

Jacqueline Costa



Um estudo divulgado pela PLoS ONE revelou que o formato do copo influencia a quantidade de cerveja consumida. A pesquisa se concentrou na influência do formato do copo no comportamento de quem o utiliza para ingerir bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

O experimento submeteu homens e mulheres, que bebem socialmente, a sessões de degustação de drinks alcoólicos ou não, de forma randômica em copos curvilíneos ou retos. O tempo que as pessoas gastavam para acabar de consumir as bebidas, com os copos cheios ou meio cheios, foi medido e comparado.

Concluiu-se que as pessoas demoram em média 60% mais tempo para consumir as bebidas alcoólicas em copos retos, do que em copos curvilíneos. Esse efeito não foi observado em relação às bebidas não alcoólicas.

Após ler a divulgação dos resultados da pesquisa, fiquei pensando que talvez isso explique as nossas tulipas de chope, que são um pouco “acinturadas” e bastante ergonômicas. Mas nunca tinha imaginado que aquelas curvinhas que tornam tão confortável segurar o copo por horas a fio, tinham esse poder quase sedutor, em relação a quem bebe.



Sempre achei o estilo retrô do copo lagoinha ou copo de vidro americano, para quem preferir chamá-lo assim, bastante atraente. Quando penso em cerveja, ele logo me vem à mente. E agora, na fase do regime, a ciência demonstra que ele realmente é a melhor pedida, pela ausência de curvas, o que faz com que eu beba menos e mais devagar.

Esse é um teste delicioso para se fazer na companhia dos amigos, especialmente nessa semana em que a quinta já é sexta, por causa do 7 de setembro. Vamos conferir?

Fotos: Reprodução.

2 comentários:

  1. Hehehehe bom, se a ciência diz, quem sou eu para questionar. Mas eu acho que se tratando de cerveja, a minha sede é tanta que pode ser em qualquer forma, ela vai descer ferozmente e em grande rapidez!!! heheheheh

    beijos Jackie

    Dinarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar, Didi! Na hora da sede, se não tiver escolha, recorro até ao copo de plástico! Bjos!

      Excluir

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!