sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Black Friday

Jacqueline Costa



Parece que a Black Friday chegou ao Brasil. Pelo menos foi o que os anúncios na TV me prometeram ontem. Até as marcas de carros anunciaram grandes descontos.

Como não estou precisando de nada e nada comprometida com os gastos excessivos, não procurei conferir nas ruas o que, de fato, está acontecendo. Meus colegas de trabalho, estão em polvorosa e só falaram sobre isso boa parte da manhã. Isso me deu uma vontadezinha de, pelo menos, espiar o que está acontecendo.

Procurei, em alguns sites, algumas coisas, pelas quais busquei nos últimos dias. Todas elas estavam com o mesmo preço. A máquina de lavar, a Nespresso, algumas roupas, sapatos, livros e itens para o cabelo e maquiagem, em todos os lugares em que antes havia buscado, tiveram os seus preços mantidos inertes. Quase todas as páginas dedicam um lugarzinho para as promoções. O que está diferente é mesmo a divulgação diferenciada desses espaços nessa sexta-feira. Nada além disso.

Parti para as passagens aéreas e tentei marcar datas dentro do período promocional, mas o site dessas companhias sequer completa a minha busca. Tentei mais algumas vezes, só para culpar a minha conexão aqui e consegui! Nada de preços fenomenais. Quando as companhias fazem aquelas promoções de final de semana, aparecem preços melhores.

Mas nada como alavancar as compras de Natal daqueles que ainda nem receberam o seu décimo terceiro, mas estão cheios de vontade de gastar! As pessoas se sentem atraídas pela promissora economia de alguns reais. Mesmo que ela não seja real, o que importa é a sensação de ter alguma vantagem na negociação do produto. Esse dia me parece ser especial mesmo apenas nas propagandas. Mas o que isso importa? A emoção de correr para o shopping e disputar o último produto da prateleira, faz o consumidor ficar muito mais satisfeito com a sua mais nova aquisição. E o preço não é item obrigatório no quesito satisfação.

Por falar nisso, quando vinha para o trabalho, o moço que andava na minha frente sacou o celular do bolso, ligou e ao ser atendido, disse:

- Bom dia, my friend! Dizem que hoje tem uma tal de "brack frIday"!

Leia-se "friday", com um sonoro "i" da língua portuguesa e com a exata pronúncia da palavra "frigideira". Ali já tinha ganhado o meu dia e como vou dizer que a Black Friday não vale a pena?

Foto: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!