quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ah, o verão!

Jacqueline Costa



Eu gosto tanto do verão! Sempre gostei! Não me refiro à estação do ano. O verão, para mim, é muito mais do que isso. O verão é praticamente estado de espírito. Exatamente por isso, quero falar do verão que tomou conta de mim nesses últimos dias. Refiro-me ao calor que tem embalado o ritmo não só das cidades do litoral, mas de todo o país.

Acho que as pessoas são mais alegres e mais animadas nos dias mais quentes. Sempre pensei assim. Quanto menos roupa para aquecê-lo, mais espaço o coração tem para alegrias. As pessoas me parecem mais dispostas a ver o tempo passar calmamente, medindo-o apenas pelo chopp bebido, pelos casos contados e pelas risadas dadas. E se no fim da tarde a chuva resolver dar todo o ar de sua graça, não tem problema! Direi: "Melhor assim! Que ela resfrie o meu quarto e traga aquele ventinho gostoso que me fará ter vontade até de me cobrir à noite."

E quem não gosta de colocar aquele short velho, meio rasgado como uma camiseta colorida, óculos escuros e havaianas e fazer disso praticamente uma farda para esses dias? Acrescentaria ainda o coque no alto da cabeça para permitir que o vento alcance a minha nuca. Para mim, não há nada mais confortável do que isso! Relativizo a elegância, para me sentir calma, leve e feliz nesses dias mais quentes e ver o que eles têm de melhor.

Sinto-me muito mais bem disposta nesses dias. Sei que muita gente não encara assim. Mas nem dou ouvido a todos os tipos de reclamação a respeito do tempo, que ouço. Sei bem como conviver com o pessimismo. O papai é assim. Tive que ir a Lisboa para entender que essa é uma característica praticamente genética dos portugueses, mas isso é assunto para outra história.

No fim das contas, não é necessário conviver com um português para entender o que é pessimismo. Todos nós sabemos bastante sobre esse sentimento arraigado nas pessoas. Quer expressão maior do que o Facebook? Se faz calor, as pessoas reclamam. Se faz frio, elas reclamam. Se chove, fica ruim. Só se esquecem que esses fatores na vida da gente que não podem ser controlados. Melhor seria se elas se concentrassem naquilo que podem mudar em suas vidas para que possam ser mais felizes.

Ser feliz para mim não é ter uma vida luxuosa, cheia de regalias, fazer muitas viagens, ter todos os itens must have da estação. Não é nada disso. Ser feliz para mim é encontrar alegria nas pequenas coisas e deixar que elas tornem nossos dias melhores. É viver feliz e ainda que tenha do que reclamar, deixar de ter essas coisas, que nos incomodam, como foco. Devemos nos concentrar em como mudá-las e não em seus porquês.

Obviamente o calor não é convidativo para o trabalho, mas não há nada que torne um fim de semana mais gostoso do que dias quentes. Adoro acordar com o sol batendo na varanda,  que pode ser um ótimo lugar para um café assim que ele baixar um pouco. Gosto de olhar pela janela e ver um monte de gente vestida para a academia ou para o parque e os gritos das crianças, brincando lá embaixo. Amo chegar do trabalho e ser recebida por aquela multidão com seus carrinhos de bebês fofos, que aproveitam os dias mais longos com o horário de verão e as sombras para se protegerem do calorão, deixando que suas crianças brinquem e interajam.

Nada como o céu azul desses dias, adicionado a todas as suas alegrias intrínsecas, para colorir a vida e para fazer ainda mais felizes os amantes do calor mesmo em sua versão calorão.

Foto: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!