segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Saudades de Londres!

Jacqueline Costa



Nos dias nublados, é impossível não me lembrar do meu tempo em Londres. Nem choveu tanto assim, quando eu estava lá, mas parece que o sol se mantém mesmo escondido dali. Talvez o astro rei tenha percebido que naquela cidade, a beleza não depende tanto dele quanto nas praias do Rio de Janeiro. Em Londres, a cultura e a diversão independem do tempo e da natureza.

Sinto muito a falta disso. Sinto a falta de acordar, ir para a escola, conhecer todos os dias gente vinda do mundo inteiro e visitar tudo que podia ali. Fui a museus, praças, parques, musicais. Visitei galerias, prédios históricos e monumentos. Tentei entender a importância daquela cidade, da realeza e como o povo londrino pensa. São essas coisas que tornam as viagens incríveis para mim.

Acho que a falta que sinto somente é compreendida por quem, assim como eu, viveu essa experiência. Ficar longe de casa e longe do Gui foi, sem dúvida, o maior desafio a ser enfrentado. Você acaba saindo de sua zona de conforto e encontra em todas as novidades uma pequena dificuldade. Mas, no fim das contas, vale muito a pena.

Voltei com a certeza de que todo mundo deve passar por isso. Viver um tempo fora, sozinho e alijado do problemas cotidianos é incrível. É um tempo que você tem só para você. É o tempo de colocar as ideias em ordem, relativizar algumas coisas, dar importância para outras e de tomar decisões.

Eu desconstruí algumas das certezas, que tinha. Tornei-me mais calma, confiante e independente. Fiz tudo o que eu realmente queria fazer. Fui aos lugares, que escolhi. Aprendi a viver o que eu realmente quero viver, sem me deixar levar pelo que os outros querem que eu viva. No fundo, sempre abri mão de muitas vontades para satisfazer os outros. Mas a melhor e mais forte descoberta foi quando o meu presente de aniversário chegou: Era o menino! Eu estava mesmo muito apaixonada!

Às vezes, quando estou no metrô em São Paulo, sou capaz de ouvir, como se estivesse em Londres: "Mind the gap between the train and the plataform". Exatamente hoje, completa um ano que fui para aquela cidade e, a partir de então, ouviria tantas vezes essa mensagem.

Foto: Jacqueline Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!