sexta-feira, 27 de julho de 2012

Olimpíadas 2012

Jacqueline Costa

A abertura das Olimpíadas 2012 acontece hoje. Até o dia 12 de agosto, os olhos de todo o mundo se voltam para Londres. Os jogos são muito mais do que uma competição esportiva. Eles devem representar a celebração da paz, da tolerância e da interação entre povos.

Para nós, que vamos acompanhar os jogos aqui do Brasil, a princípio, a transmissão seria feita apenas pela Record, que garantiu os direitos exclusivos para tanto. Lembro que a empresa transmitiu as últimas Olimpíadas de Inverno, em 2010, que aconteceram no Canadá, e não deixou absolutamente nada a desejar. No entanto, a Record vendeu seus direitos de transmissão na tv paga para a Globosat, ESPN Brasil e Band Sports. Assim, para quem é assinante, as opções serão mais variadas.

Mas não há desculpas para não acompanhar os jogos e isso é para todos, independentemente do acesso à tv fechada. Esse evento acontece apenas de quatro em quatro anos e não há quem não espere, de alguma forma por ele: atletas, torcedores, cidadãos comuns. Todos querem saber um pouquinho sobre a cerimônia de abertura, sobre a tocha olímpica, as medalhas e sobre o desempenho de seu país em alguma ou algumas modalidades.

No ano passado, enquanto estava lá, vivenciei as mudanças que a cidade estava sofrendo para receber os jogos: estações do metrô foram reformadas, áreas da cidade, revitalizadas, o parque olímpico foi construído e já havia menções nos principais pontos turísticos às Olimpíadas. Em vários pontos da cidade, a contagem regressiva já tinha começado, como na Trafalgar Square e em Greenwich.

As necessidades de adaptação lá são bem menos prementes do que as daqui. Por outro lado, a herança que os jogos deixarão para a cidade, quando pensamos em obras públicas e em melhorias para a população, especialmente no sistema de transporte, é menor do que poderá ocorrer no Brasil, simplemente pelo fato de que temos muitos mais problemas a serem solucionados nesses campos. Isso se houver no país investimentos significativos e inteligentes, como ocorreu com Barcelona  em 1992. As Olimpíadas trouxeram para a cidade enormes modificações: várias partes da cidade foram revitalizadas e a Vila Olímpica, construída num ponto estratégico da cidade, que antes era bastante marginalizado, além de melhorias no trânsito, incentivo ao turismo e geração de vários empregos diretos e indiretos.

Mas vou deixar para pensar no Rio 2016 mais tarde. Por enquanto, quero aproveitar o clima das Olimpíadas em Londres, para me lembrar do cenário, que receberá os jogos e que certamente encantará a todos, e matar um pouco das saudades da cidade.



Fotos: Jacqueline Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!