terça-feira, 24 de julho de 2012

Descoberta

Jacqueline Costa

Há alguns dias, o Gui me enviou uma notícia sobre a descoberta de roupas íntimas, que datavam da Idade Média. Eu, como uma seguidora e leitora de todos os posts do site da Julia Petit, resolvi encaminhar essa notícia como sugestão de um petisco.

Elaborei uma introdução para explicar como essa história tinha me atraído e porque contá-la. A Família Petiscos respondeu o meu e-mail, convidando-me a escrever mais algumas linhas, desenvolver e concluir o texto.

Eu o fiz e voilá! Segue o texto publicado em http://juliapetit.com.br/moda/descoberta/


Há alguns dias a Hope lançou a coleção para noivas, assinada por Wanda Borges, com peças lidíssimas em renda. Gostei bastante da coleção e até fui a uma loja conferir. Por mais que seja criada para noivas, as peças podem ser usadas em qualquer ocasião.


Saí de lá pensando justamente em como seduzir ficou mais fácil, depois da invenção e especialmente depois que a lingerie ganhou a atenção que merece, passando de roupa de baixo a artigo de moda. E hoje, que mulher não gosta de entrar e se perder em uma loja maravilhosa de lingerie? E que mulher não se sente muito mais poderosa e autoconfiante, quando usa aquela calcinha e aquele sutiã especiais? Ainda que essas peças estejam por baixo de um simples jeans e de uma camisetinha batida, elas fazem com que a gente se sinta muito mais bonita.

Acredito que a lingerie sempre esteve associada à sedução, mas depois que o Instituto Arqueológico da Universidade de Innsbruck, na Áustria, divulgou que foram encontradas peças medievais no subsolo do Castelo Lemberg, ela se destaca e mudará a história da moda. As peças estavam guardadas em uma espécie de cofre, desde o século XV, quando o castelo passou por uma grande reforma, e foram conservadas devido ao clima e as condições de acondicionamento.

Sempre imaginamos que os espartilhos tinham sido substituídos pelo sutiã há 100 anos, mas não contávamos com o fato de que as mulheres na Idade Média, já desfilavam seus sutiãs de linho. Não é apenas isso que surpreende nessa descoberta. Foi totalmente inesperado perceber que as calcinhas, que, até então, para nós, datavam do século XVIII, foram usadas por aquelas mulheres, que pareciam tão distantes de nós, mas que elas usaram um modelo tão atual, que toma conta do litoral brasileiro no verão: cortininha com lacinho.

Certamente, mesmo com a mulher desempenhando um outro papel na sociedade da Idade Média, essas peças já deviam mexer bastante com o imaginário masculino e, ao mesmo tempo, conferiam a elas conforto, alterando, inclusive, algumas premissas sobre seus hábitos. Isso só nos faz constatar que independente da época, as mulheres com sua lingerie, possuem um imenso poder de sedução.


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!