quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gabriela no telhado

Jacqueline Costa

Hoje vai ao ar a histórica cena da novela Gabriela, em que a personagem de mesmo nome sobe no telhado, para pegar a pipa das crianças, que brincavam ali por perto.


Eu não li o romance de Jorge Amado, publicado em 1958, que retratou a sociedade baiana, do início do século passado, com seus coronéis, trambiqueiros de todo tipo, religiosas e quengas. Ele fala de uma Bahia rica por causa do cacau e da economia local, que prosperava com a sua produção. Não vi a primeira versão da novela em 1975, porque não era nem nascida, nem tenho acompanhado a nova versão, por causa do horário. Mas eu e praticamente todos os brasileiros nos lembramos ou já ouvimos falar daquele telhado em Ilhéus, em que Gabriela subiu, deixando os homens da cidade boquiabertos e as mulheres religiosas, em polvorosa.
Acho que hoje vou ficar acordada até um pouquinho mais tarde para ver como Juliana Paes repetirá a cena, imortalizada por Sônia Braga. Afinal de contas, é novela sim, mas baseada na obra de um dos maiores escritores brasileiros. Será que ela segura?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!