quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga

Jacqueline Costa



Todo mundo que acessou o Google hoje notou que ele presta uma merecida homenagem a Luiz Gonzaga. É um dos desenhos mais fofos já exibidos e por isso, a escolha da imagem para ilustrar esse post não poderia ser outra.

Não sabia que Luiz Gonzaga completaria hoje 100 anos se estivesse vivo. Agora tudo se encaixa! Filme, séries e homenagens pipocaram em 2012 para um dos maiores compositores, que o país já teve.

Amantes ou não do forró, todo mundo já ouviu falar do Rei do Baião. A partir dele, os brasileiros se renderiam às músicas entoadas ao som apenas da sanfona, do triângulo e da zabumba. Sua música levou alegria ao povo sofrido de sua terra, o sertão nordestino, e tornou-se a grande marca das festas da região.

Quem nunca se emocionou com uma das inúmeras versões feitas por artistas de todos os gêneros de Asa Branca? Talvez essa seja a sua obra-prima, a sua maior criação. Linda e cheia de poesia, essa Asa Branca bateu asas do sertão, mas Luiz Gonzaga, sem dúvida, muito bem assinou o forró, o baião, o xote, o xaxado ou qualquer que seja o nome dado ao que toca nos arrasta-pés Brasil a fora.

Foto: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!