quarta-feira, 22 de maio de 2013

Morar em São Paulo

Jacqueline Costa

Teatro Municipal: Passo por ele todos os dias e cada dia vejo algum novo detalhe nele que me encanta.


Uma pergunta que recorrentemente me fazem é se eu já me adaptei à vida em São Paulo. Acho que não cheguei a sofrer, a necessariamente ter que me adaptar a alguma coisa aqui. Fui seduzida por essa cidade que não para nunca. Nesse ritmo, o meu dia cresceu, as minhas responsabilidades também. Agora tenho casa, um amor e dois trabalhos. Também continuo estudando, lendo e escrevendo.

Essa cidade me encheu ainda mais de vida, de esperança e de alegria. Eu vim para cá para construir com o Gui a nossa vida e acabei também me apaixonando por São Paulo. Gosto de andar pelas ruas, de dirigir aqui e de descobrir novos lugares, lojas, restaurantes. Gosto de reconhecer lugares que antes só tinha visto na TV ou lido alguma coisa sobre.

Nós dois levamos uma vida muito leve, muito gostosa aqui. Passeamos muito, andamos pelo bairro, aproveitamos o parque. Sempre acabamos concluindo que esse cenário contribui imensamente para o nosso amor e para o nosso relacionamento. São Paulo nos aproximou ainda mais, nos tornou cada vez mais companheiros, cúmplices e amigos. A gente se diverte muito juntos, mesmo quando saímos só nós dois.

Sinto falta de BH, dos amigos, da família, dos botecos e dos fins de tarde destinados à cerveja e a jogar conversa fora. Sinto falta dos inigualáveis cafés da manhã com a Kel e o Ricker. Mas, na medida do possível, tento matar as saudades de todos esses itens nas visitas a BH.

Mesmo com as saudades de BH, São Paulo me arrebatou. Conheci pessoas incríveis, lugares lindos e vi aqui tantas oportunidades, tantas ideias e tantas novidades, que me encantei. Essa cidade já se tornou um pouco minha e eu adoro viver aqui. Na lista de prós e contras, os prós superam em muito os contras e eu estou muito feliz.

Até a São Paulo cinza se tornou pura nostalgia para mim. Lembro-me dos meus dias em Londres e das saudades que sinto de lá. O tempo que passei naquela cidade foi determinante em muitos aspectos para mim. Acabei definindo o meu futuro profissional. Descobri que amava muito mais o Gui do que eu podia imaginar e que queria mesmo passar o resto da vida ao lado dele. Escrever voltou a ser o meu "esporte" favorito. Percebi em algumas semanas muito mais de mim do que talvez tenha notado em toda a minha vida. Por isso, Londres é tão especial e o cinza de São Paulo me faz lembrar de tudo isso.

Acho que terei ainda muito tempo para me render a essa cidade. Não pretendemos ir embora daqui, pelo menos por enquanto. Espero que o meu encantamento por São Paulo só cresça e que essa cidade me pareça cada dia mais especial.

Foto: Jacqueline Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!