terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ah, o verão!

Jacqueline Costa


Quando eu escrever um livro, vou contar uma aventura, um romance, talvez em forma de novela, mas que aconteça no verão. Sabe por quê?

O verão é muito mais do que uma estação do ano. Com ele todo mundo ganha em animação, bom-humor e em beleza. O dia parece mais colorido, a cerveja, no calor, muito mais gostosa, e as roupas curtas, muito mais confortáveis. Nada como passar o dia de biquíni embaixo da roupa. Nada como sair de casa com o corpo todo lambuzado de protetor solar. Nada como passar ao lado de alguém na rua e perceber que o hábito de se proteger do sol é compartilhado só pelo cheirinho de protetor.

O verão é mesmo um estado de espírito. É querer e ter disposição para comemorar, sem qualquer pretexto para isso. É a vontade de celebrar a vida. É se reunir com os amigos naqueles longos fins de tarde, que só essa época do ano tem, para jogar conversa fora e rir muito. É sair sem se preocupar com a maquiagem, com o sapato ou com a bolsa, porque qualquer short, camiseta e Havaianas se tornam traje de gala no verão.

Diante de tanta leveza, de tanta alegria e de tanto sol, é impossível compor qualquer história que não se passe nessa estação do ano. E tem ainda os amores de verão. Se tem uma época propícia para se viver uma história do ano, é essa! Namoro combina muito com praia, piscina, viagem, férias, tardes em frente à televisão, vendo o dia passar calmamente. Namoro, desde sempre, combina (e muito!) com sorvete.

E por mais que o tempo passe, ainda acho delicioso, passear na rua de mãos dadas e parar naquela lojinha do bairro para pedir um sorvete do meu sabor preferido, do sabor de sempre. Não consegui abolir esse doce da minha vida. Já sobre o sabor doce dessas tardes de verão, não pretendo abrir mão, porque sei que é impossível viver sem.

Foto: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!