quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mais um ano

Jacqueline Costa



Mais um ano de vida. E foi muita vida para o último ano... Foi viagem para a Índia, concurso, preparativos para o casamento, lua de mel e ufa! Chegou a hora de viver uma vida de verdade, com dia a dia e sem tantas flores, guardanapos, discussões sobre medidas do vestido, bordados, copos, doces e sem caixas de bebidas empilhadas por todo canto disponível. Depois das listas de presentes, veio a administração dos presentes, o que não foi nada fácil.

Agora, com a cabeça mais vazia e pronta para receber mais Contabilidade, Direito Tributário e Economia, posso me dar ao luxo de, algumas vezes, parar para pensar e concluir o quanto sou privilegiada. Não precisei me desdobrar entre estudo e trabalho até o fim da faculdade. Nasci sem qualquer dificuldade adicional, ouvindo perfeitamente, capaz de andar, falar e aprender. Tanta gente tem ainda que, além das dificuldades do curso normal da vida e dos desafios que ela nos impõe, superar outras que vieram para elas, talvez porque sejam mais fortes.

Ontem eu vi uma mãe muito feliz no ônibus, voltando para a casa com seu filho, que tinha na cabeça vários sinais de cirurgias, usava aparelhos auditivos e tinha muita dificuldade para andar. Pensei na mãe, que acompanhava o filho sem qualquer sinal de amargura e que demonstra tanta paciência e amor com ele. Em relação ao filho, constatei que a vida foi bem menos generosa com ele, que tem várias dificuldades adicionais para superar antes das dificuldades normais por que todos passam, do que comigo.

Hoje vi uma mãe contando como descobriu um câncer no olho do filho e que enquanto passavam por um longo tratamento, que terminou com a retirada do olho, ela ficou grávida e teve outro menino. Fiquei imaginando na força dessa mulher, enquanto ela dizia o quanto tinha aprendido com a criança em todo esse processo extremamente doloroso.

Esses exemplos que misturam força e doçura são absolutamente inspiradores e me trazem a mais profunda gratidão com a vida. Quando paro para pensar em mais um ano, percebo o quanto sou abençoada, o quanto tive sorte e o quanto sou feliz. Só tenho a agradecer por minha vida, por meu amor, minha família e meu trabalho e pedir que venham muitos outros anos como esse.

Foto: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!