terça-feira, 11 de junho de 2013

Sucesso

Jacqueline Costa



Há alguns dias, venho pensando no que é sucesso para mim. É impossível falar disso sem pensar no meu primo-amigo João, que sempre me mata de rir quando esse é o tema. Ele tem uma definição peculiar, que associada a algumas metáforas incompreensíveis para quem não nos conhece, resulta em sucesso sou eu.

Não sou bem sucedida profissionalmente. Não estudei ainda tudo que gostaria. Acabei deixando várias coisas em stand by ao longo da vida e sempre que me lembro delas, penso em quando poderei retomá-las. Tenho medos, problemas e fico triste muitas vezes. Definitivamente, sob essa ótica, não sou bem sucedida.

Mas apesar de todas essas coisas, sou imensamente grata pela vida que tenho, por minha casa, meu trabalho e por ter conhecido ao longo da vida muito mais gente que me trouxe coisas boas do que gente que não valia a pena. Aprendi muito com tudo que vi, com as oportunidades que tive e com as guerras que perdi. Acho que ser feliz sempre, desde a hora em que acordo, é a tônica da minha vida. Isso é sucesso para mim: Ter uma vida deliciosa, um amor lindo, os melhores amigos do mundo, uma família incrivelmente unida e rir muito.

Tem gente que não consegue pensar em sucesso desvinculado de dinheiro. Uma coisa pode realmente ser decorrência lógica da outra quando pensamos apenas no sucesso profissional.  Para aqueles que almejam apenas um golpe certeiro na vida, sucesso também será sinônimo de dinheiro. Mas vamos ficar apenas com a questão do trabalho, porque essa outra dá muito pano para manga...

Acontece que quando imaginamos a vida, normalmente ligamos as coisas boas ao tempo livre, ou seja, a vida parece acontecer apenas quando não estamos trabalhando. De certa forma, devo concordar que há muito mais vida nas férias do que no resto do ano. Mas o que, de fato, quero dizer aqui é que sucesso não se limita ao trabalho e vai muito além. Sucesso é ser feliz. É sentir-se completo. É acordar com alegria e dormir sempre tranquilo por mais um dia em que foi feito tudo que se podia fazer. Sob essa ótica, o João está certo, sou mesmo sinônimo de sucesso.

Foto: Reprodução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião, positiva ou negativa, sobre as minhas palavras sempre é importante para mim. Obrigada pelo feedback e por me ajudar a aprimorar e pensar sobre o que escrevo!